O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista ``Ordem e Progresso´´ não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Pode-se dizer então que a negligência e a omissão midiática são os responsáveis pelo quadro. (Formulou a tese)
Nesse contexto, cabe analisar de que modo a falta de medidas governamentais agrava a supracitada mazela. Paralelo a isso, faz-se essencial observar a sociedade brasileira pelas lentes do escritor inglês Thomas Hobbes e a sua teoria sobre a ineficácia governamental. Segundo o autor, o dever do Estado é garantir o bem-estar para a população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, devido às baixas medidas governamentais (Cite exemplos), os indivíduos que realizam o trabalho de cuidado, especialmente as mulheres, são expostos a um emprego desvalorizado não só pela coletividade, mas também pelo Estado que efetua políticas públicas pouco eficazes para promover a visibilidade desse emprego. Diante desse cenário, a escassez da valorização do trabalho de cuidado resulta na carência de benefícios e direitos trabalhistas, baixa remuneração e abuso com a quantidade de horas dedicadas ao trabalho, já que a carência da visibilidade impede que as tarefas de cuidado não sejam vistas como um emprego fulcral no progresso da sociedade e economia do país. Logo é necessária uma reformulação estatal para que o bem-estar social seja alcançado. (Delimite e explore a discussão de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a invisibilidade do trabalho de cuidado permanece no país devido à falta de abordagem midiática sobre o assunto. Assim sendo, é válido mencionar a tese sobre o silenciamento dos discursos, proposta por Karl Marx. De acordo com Marx, os veículos de comunicação de massa realizam uma proposital exclusão de certos temas por eles tratados, com objetivo de mascarar graves mazelas da sociedade. Nessa perspectiva, segundo o dito pelo sociólogo, as mídias atuais pouco veiculam notícias relacionadas à invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, dificultando a resolução do quadro, já que para resolver o impasse é necessário o entendimento do corpo social. (Reestruture e explore a discussão de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, medidas para amenizar o impasse. Cabe ao governo federal investir em recursos, por meio de verbas, a fim de realizar palestras e debates com o intuito de amenizar essa controversa. Tal ação pode ser realizada através da divulgação das pautas dos eventos, tudo publicado e compartilhado em redes sociais. Somente assim, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional brasileira como uma realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |