A Constituição de 1988, (Sem vírgula) garante à a todo brasileiro direito ao salário e ao reconhecimento profissional. Entretanto, tal prerrogativa não ocorre de maneira efetiva, tendo em vista que grande parte das mulheres brasileiras enfrentam a invisibilidade em trabalhos destinados ao cuidado de pessoas, favorecendo assim a desigualdade trabalhista. Esse fato decorre, sobretudo, devido ao preconceito enraizado e a negligência governamental.
Sob esse viés, é notório o preconceito enrraizado na sociedade patriarcal como potencializador na desvalorização financeira em cargos ocupados por mulheres no cuidado de pessoas. De acordo, com o sociólogo francês Pierre Bourdiel, a sociedade incorpora pensamentos difundidos ao longo dos anos e os reproduz com naturalidade. De maneira análoga ao pensamento de Bourdiel, os ideais machistas herdados ao longo dos anos, (Sem vírgula) impedem o reconhecimento da figura feminina como detentora de direitos trabalhistas, naturalizando assim a falta de remuneração ao cuidar de indivíduos, os quais precisam de acompanhamento, como: crianças, idosos, pessoas portadoras de alguma deficiência. Portanto, faz-se necessário medidas para a resolução desta problemática, a fim de tornar realidade os direitos presentes na Carta Magna Nacional. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais é imperativo pontuar a inoperância estatal como um dos principais causadores dessa problemática. A saber, o escritor Brasileiro Gilberto Dimenstaine, em sua obra, "O cidadão de papel" disserta acerca da falta de efetivação na maioria dos direitos sociais garantidos constitucionalmente, como o direito ao salário e à visibilidade trabalhista. Sob essa analize, a tese dimensteiniana é materializada na medida em que o governo não dota de mecanismos que auxiliem na profissionalização de cargo realizado por mulheres no cuidado de pessoas, uma vez que tal reconhecimento contribuiria para a sociedade e para economia, pois esse trabalho está se tornando cada vez mais frequente no território brasileiro. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são notórios os fatores que alimentam a árdua realidade Brasileira no que tange à visibilidade trabalhista no cuidado de pessoas realizado por mulheres. O governo federal - como instância máxima na administração executiva - deve, pois, garantir a remuneração e visibilidade aos trabalhos empenhados no cuidado de pessoas exercidos majoritariamente por mulheres, por meio da criação de leis rígidas que garantam a inserção deste ofício no mercado de trabalho, a fim de tornar realidade o que é garantido na Carta Magna Brasileira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |