No filme “Orgulho e Preconceito” as meninas são preparadas desde pequenas para se dedicarem aos trabalhos de cuidado, enquanto os homens, ao sustento da família. De maneira análoga apresentada no filme, percebe-se que tal pensamento ainda se faz presente no hodierno brasileiro. Assim sendo, é imprescindível refletir a respeito dos desafios envolvidos no enfrentamento da invisibilidade atrelado aos cuidados da casa da família realizado pelas mulheres no país.
Em primeiro plano, destaca-se como entrave para tal problemática enraizada delegação de funções considerando apenas o sexo do endivido. Nesse sentido é válido ressaltar as origens deste ideário no patriarcado, que teve papel importante na sua perpetuação, já que impunha as mulheres a manutenção da casa e do bem-estar da família. De tal maneira as mulheres tornavam-se responsáveis por tal atribuição e assim não merecedoras de destaque por desempenhadas. Desse modo é crucial desse construir tais pensamentos antiquados e injustos. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano evidencia-se como empecilho a valorização do papel das mulheres nos afazeres domésticos e/ou tarefas de cuidado de pessoas a grande disseminação da impessoalidade. Isso se deve ao fato de as pessoas valorizarem menos umas as outras, e portanto, os afazeres relacionados ao seu bem-estar, acarretando certo grau de inferioridade outras funções quando comparados a outras profissões. Dentro deste panorama, cabe citar a frase do papa Francisco “ vive-se hoje na sociedade da indiferença“, que ilustra bem e tal situação. Dessarte, faz-se importante a valorização do bem-estar e das pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, é notório a relevância de combater o menosprezo pelo trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Isso posto, com fito de impedir a manutenção dessa inferiorização, cabe ao Ministério da Educação conscientizar a população, tanto jovem quanto adulta, sobre a importância de tal função, por meio da promoção de palestras e eventos destinados a todas as faixas etárias. Com tudo isso, situações como a do filme orgulho preconceito aconteceram menos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |