De acordo com Auguste Comte, pai da sociologia, a sociedade deve ser compreendida como um organismo vivo livre de anomias para garantir o progresso. Contudo, fora da máxima do pensador, a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher é uma anomia para esse organismo. A partir disso surgem entraves como a negligência estatal e a falta de mobilização social. (Formulou a tese)
Diante desse cenário, a negligência estatal atribui um fator agravante do revés. Segundo Thomas Hobbes, filósofo inglês, o Estado possui a obrigação de garantir o bem-estar da população para manter a ordem no país. Fora do pensamento de Hobbes, é possível afirmar que a falta de políticas públicas para minimizar o revés supracitado vai de encontro o que o pensador afirma, pois a problemática continua crescendo de maneira exponencial na sociedade brasileira, dessa maneira, a negligência do Estado é evidenciada. Isso pode ser confirmado através da falta de leis contra o trabalho abusivo e explorador. Logo, a falta de iniciativas públicas afeta o revés.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de mobilização social agrava a questão supracitada. Conforme Zygmunt Bauman, filósofo renomado, quando uma instituição deixa de exercer sua função na sociedade, ela passa a ser chamada de "Instituição Zumbi". Fora da afirmação de Bauman, a falta de organizações sem fins lucrativos, ONG'S, voltadas para o combate da problemática vai ao encontro o que Bauman defende. Isso pode ser confirmado através da ineficácia de movimentos propostos por essas organizações e através da falta de visibilidade do problema enfrentado na sociedade. Dessa maneira, a falta de movimentos sociais para a questão é evidente. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário mudanças para minimizar a anomia. Dessa maneira, cabe ao governo federal investir em iniciativas públicas voltadas para o entrave supracitado, por meio de verbas vindas do Ministério da Fazenda. Isso pode acontecer através de leis contra a exploração do serviço de cuidado exercido pela mulher e debates entre sociólogos e agentes de segurança do trabalho. Dessa forma, a problemática será minimizada e haverá maior importância para a questão supracitada que afeta a população brasileira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 440 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |