Carolina Maria de Jesus, em seu diário publicado “Quarto de Despejo”, relata uma trajetória sofrida que é vivida por ela e tantas outras milhares de mulheres no país. Mãe solo e trabalhadora, tenta equilibrar os cuidados da casa e o ofício fora dela. Essa realidade, embora cause comoção pela situação econômica da família, não tem o mesmo efeito relativo ao papel central feminino. Isso ocorre porque a normalização dessa situação leva à invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Para que haja mudanças nesse cenário, é necessária a superação dos principais desafios: a criação problemática dessas meninas e o reforço cultural desses ideais. (Formulou a tese)
Nesse viés, a educação feminina, desde a infância, é pautada no cuidado com o próximo. As meninas, assim que nascem, recebem bonecas que devem ser tratadas como filhas, além de serem reprimidas caso não cumpram sua tarefa devidamente. Dessa forma, é passado adiante esse comportamento compulsório para elas, de forma que sequer se questionem sobre suas funções. O sentimento “maternalista” é a principal justificativa para a delegação de afazeres domésticos à mulher, com a afirmação de que os homens não possuem esse “tato feminino”. No entanto, além da gestação e da amamentação, nenhum fator biológico é suficiente para comprovação dessa tese. Aliás, a entrada da mulher no mercado de trabalho e a divisão de tarefas no casamento da modernidade confirmam que esse é um traço comportamental atribuído ao sexo feminino ao longo das gerações. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, essa invisibilidade do trabalho do cuidado realizado pela mulher é reforçada pelas produções culturais. Por exemplo, as “sitcoms” americanas, geralmente com temática centrada na família, possuem um modelo tradicional e bem-quisto: mulher “do lar”, cuja função é cuidar da casa, e homem trabalhador, cuja função é prover à casa. É comum, também, filmes que elogiam a capacidade da mulher de ter uma profissão - seja ela formal ou não - e cuidar dos afazeres domésticos, ou seja, que reforçam o ideal de que é honroso ser explorada fora e dentro de casa. Esses estereótipos refletem na sociedade de forma expressiva e dificultam a visão de uma realidade diferente da atual. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Com tais fatos, evidencia-se a necessidade de superação dos desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho do cuidado feito pelas mulheres. Para tal, o MEC (Desenvolva a sigla), em parceria com os governos estaduais, deve promover palestras e formações às crianças nas escolas, para que o papel da mulher como “cuidadora” seja desmistificado. Isso pode ser feito por meio de vídeos explicativos e relatos pessoais, pois, assim, jovens meninas entenderão seus direitos e compreenderão mais claramente como realizar a divisão de tarefas de forma justa. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |