No que concerne à invisibilidade do trabalho de cuidado feminino é um problema estrutural da sociedade. Dentre vários fatores, destaca-se o machismo e a desigualdade no mercado de trabalho, pois ambos contribuem para que a mulher continue sendo vista como a maior (ou única) responsável pelos afazeres domésticos e familiares. (Melhore a contextualização)
(Melhore a coesão) Visto que a sociedade brasileira foi moldada de forma patriarcal, o homem era colocado em patamar superior à mulher, onde o primeiro deveria apenas honrar com os proventos da família, enquanto a esposa seria a responsável por todo o restante. Somado a isso, há um enraizamento do pensamento de que homens que realizam serviços domésticos são mais frágeis e menos másculos. Essa estruturação machista contribui, até os dias atuais, para a sobrecarga e a não valorização do trabalho de cuidado, como se esse valesse menos do que um trabalho regido pela CLT. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é justamente a desigualdade no mercado de trabalho que continua a contribuir para essa realidade. É comum encontrar mulheres subvalorizadas, mesmo que essas estejam desempenhando as mesmas funções que um funcionário do sexo masculino. Tal acontencimento reforça que o papel de provedor deve ser concentrado na figura do homem, fazendo com que as mulheres sejam a parte a abrir mão de sua carreira para o cuidado com o lar e sua família. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que ocorra a valorização do trabalho da mulher é preciso desmestificar as crenças patriarcais que ainda existem na sociedade. Para que isso seja possível, o mercado de trabalho deve ser mais inclusivo para a mulheres, oferecendo uma remuneração justa e igualitária. Somado à isso, é importante o estímulo desde sempre para que o ocorra as divisões de tarefas domésticas, podendo ser ensinado e encorajado em escolas, palestras e demais centros de educação. Assim, a sociedade caminhará para o equilíbrio e valorização do trabalho de cuidado. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. Boa sorte!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |