No romance Pre-Modernista “O triste fim de Policarpo Quaresma”, o escritor Lima Barreto narra as aventuras de um ufanista obsessivo que se recusa a perceber a realidade que o cerca. Tal obra se relaciona com a atualidade visto que o brasileiro ignora problemas evidentes tais como; (Sem ponto e vírgula) a discriminação de gênero com mulheres que realizam trabalho de cuidado no Brasil e a falta de fiscalização pública para com essas pessoas. Desse modo, deve-se analisar tal questão a fim de intervir.
Em primeiro lugar, observa-se a discriminação de gênero com mulheres em trabalho de cuidados sendo socialmente estrutural haja vista que desde a infância meninas são ensinadas a lavar, cozinhar e passar. Na reportagem exibida pelo globo repórter no Estado do Pará, jovens do interior do Marajó viajavam para o centro de Belém para realizar atividades de cuidado seja com casa, idosos ou com crianças, muitas vezes, abdicando do seu aprendizado e qualidade de vida, enfatizando a problemática estrutural da sociedade: a discriminação. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, há uma falta de fiscalização pública para com essas pessoas que praticam trabalho de cuidado. Segundo a Constituição federal brasileira de 1988, o Estado tem por obrigação garantir o bem-estar dos indivíduos, entretanto, há uma crescente inobservância estatal em relação aos direitos dessas pessoas - principalmente- (Sem traço) empregatícios, visto que grande parte não recebe ou recebe parcialmente seus benefícios. Verifica-se essa realidade no filme “Histórias Cruzadas” onde mulheres domésticas contam suas terríveis vivências, sem fiscalização estatal seus “patrões” as humilhavam.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Estado juntamente a Poder Executivo fiscalizem e criem medidas preventivas de combate a discriminação de gênero para intervir na propagação da ideologia maléfica para a sociedade com o intuito de minimizar o preconceito de gênero sofrido por mulheres, e também, é imprescindível que o Estado assegure os direitos - principalmente-humanitários, previstos na Constituição como o bem-estar para que essas pessoas tenham maior assistência. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |