As mulheres que realizam o trabalho de cuidado são a base da nossa economia; (Vírgula) no entanto, a maioria delas permanecem invisíveis e desamparadas pelo Estado brasileiro. (Parágrafo frasal)
A igualdade entre homens e mulheres foi instituída pela Constituição de 1988; (Vírgula) todavia, milhares de brasileiras não exercem essa garantia, pois, segundo um documento informativo do site "www.oxfam.org.br" : mais de 75% daquelas que trabalham como cuidadoras, (Sem vírgula) sequer são remuneradas. Além disso, o tempo - de horas semanais- que elas realizam as tarefas domiciliares é quase o dobro em relação aos homens, de acordo com o IBGE. (Delimite e explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) O desamparo do governo federal acentua a invisibilidade do trabalho realizado por essas mulheres, a falta de políticas públicas voltadas para esse grupo contribui para a exclusão social do mesmo. É comum, nas regiões interioranas e periféricas, onde o Estado é ausente, que elas tenham como única função e projeto de vida: o cuidado do lar, das crianças, dos idosos e etc. Não há, para essas, perspectivas sobre estudos, carreira, participação política, entre outros. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo federal deve intervir na invisibilidade das mulheres cuidadoras, através da educação e da qualificação - criação de cursos, cartilhas educacionais, debates na sociedade, entre outros. Ademais, o Congresso Nacional deve fazer valer o disposto na Constituição federal por meio de leis que assegurem a renda financeira e o bem-estar dessas trabalhadoras. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |