Historicamente, as mulheres na sociedade têm a função de reprodução e cuidado do lar, mas a partir da década de 1930, os movimentos, chamados "feministas", começaram a ganhar maior força com o direito ao voto feminino, no governo de Vargas. Com isto, as mulheres passaram a ocupar outros lugares além da casa. Contudo, ainda há descriminação de cor e gênero, e em comparação aos salários dos homens, possuem salários menores. (Melhore a apresentação da discussão)
Durante o governo do presidente Getúlio Vargas, com a intensificação dos movimentos feministas, foi promulgada uma Constituição que previa o direito ao voto feminino. Conforme o supracitado, após tais movimentos, as mulheres passaram a ocupar espaços fora do meio doméstico, por exemplo, o mercado de trabalho.
Em síntese, o trabalho feminino é desvalorizado pela sociedade, por conta de um pensamento ultrapassado. Inicialmente, as mulheres, principalmente, as negras sofrem discriminação e preconceito em seu local de trabalho por conta de sua cor e seu gênero. Conforme é mostrado na novela "A Escrava Isaura" da Record TV, durante o Brasil colonial, e posteriormente, imperial, as mulheres negras eram quem cuidavam da casa e dos filhos de seus senhores, e na maioria das vezes eram humilhadas, violentadas, torturadas e outras barbaridades que aconteciam com as mesmas. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a União, por meio do MCDH, Ministério da Cidadania e Direitos Humanos, e o MT, Ministério do Trabalho, deve por meio de políticas públicas estabelecer meios de sensibilização sobre a importância do trabalho feminino, seja doméstico ou não, promovendo campanhas por meio da televisão, do rádio, das redes sociais e outros meios. Com isto, o trabalho feminino deverá ser mais valorizado por todos na sociedade brasileira.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |