A queda, da histórica, desvalorização. - Banco de redações


Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Enviada em: 12/12/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"A sociedade deve ser julgada pela qualidade de vida que ela proporciona às mulheres". Esta frase da filósofa Martha Nussbaum levanta uma nuance sobre o reconhecimento da mulher na construção social. É imprescindível, nesse contexto, levar em consideração a marginalização dos serviços de cuidados realizados pelas mulheres, e consequentemente, o estigma social de desvalorização. É necessário, então (Vírgula) questionar e desafiar a invisibilidade desses serviços que mesmo marginalizados, moldam a estrutura social.

A princípio, é fundamental avaliar historicamente o descrédito associado ao gênero e ao trabalho de cuidados. As mulheres ao longo de grande parte da história tinham um papel passivo no contexto social, isto é, o homem representava a parte ativa. Eram a eles designados a função provedora, a mão de obra ativa, enquanto as mulheres cuidavam, com os proventos do homem, da família e do lar. Esse histórico perpetuou-se até o movimento histórico das mulheres para entrada no mercado de trabalho. Esse movimento mudou o rumo da historia das mulheres, porém se concentrou apenas nos serviços fora dos domésticos, enquanto esses permaneceram na penumbra e culturalmente insignificativo. (Reestruture e explore de modo produtivo)

(Melhore a estratégia coesiva) Posto isso, as mulheres que se dedicam ao serviços de cuidados não tiveram enfoque na luta feminina de direitos, logo não ocorreu a construção de pilares para a valorização desses serviços. A ausência de políticas que promovam a conscientização da sociedade persiste no parecer que, os serviços de cuidado não agregam como contribuinte social e econômico. O que é mais uma inverdade pois, (Sem vírgula) o cuidado da família, por exemplo, promove saúde e bem-estar o que são contribuintes sociais. A administração e gerenciamento de orçamentos familiares, compras e outras tarefas cabem, muitas vezes, sobre essas mulheres o que consequentemente leva a uma contribuição econômica gerada pelo serviço de cuidado, e esses são apenas dois dos diversos aspectos que o serviço de cuidados fornece na construção social.

(Boa estratégia coesiva) É imprescindível, portanto, reconhecer que as mulheres que se dedicam exclusivamente aos serviços de cuidados tem um papel ativo na estruturação social, e que por conta de um histórico estereotipado acabam sendo invisibilizadas. Visto isso é necessário promover o engajamento social em função de quebrar estereótipos, reivindicar uma posição mais ativa, exemplificar os resultados e produtos desses serviços. Em paralelo, criar politicas previdenciárias específicas para as mulheres que atuam nessa área, afim de fornecê-las uma segurança financeira maior. Abranger a essas mulheres também direito a licenças remuneradas, como licença maternidade, para assegurar que a execução e manutenção dos serviços após o parto. Assim então tanto essas mulheres e tanto o restante da sociedade se conscientizará sobre a necessidade desses serviços e sobre a valorização da mulher que se dedica a função dos cuidados. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200