O trabalho de cuidado é aquele que uma pessoa cuida do bem-estar de alguma coisa ou alguém, por exemplo, cuidar de idosos, crianças ou em casa no serviço doméstico. É um trabalho muito importante e necessário, mas desvalorizado e às vezes não remunerado. Geralmente, são as mulheres que são as autoras desses trabalhos. (Melhore a contextualização do tema)
Primordialmente, a mulher sempre foi empurrada para serviços de cuidado por conta da construção da sociedade. Por exemplo, na bíblia as personagens femininas são representadas como donas de casa, cuidadoras ou prostitutas. Nesse sentido, a bíblia sendo um livro sagrado para a cultura brasileira influencia o modo da mulher ser vista na nossa sociedade e de grosso modo explicada a desigualdade de gênero. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desvalorização desse tipo de trabalho e saber que, majoritariamente, é o gênero feminino que a produz evidencia a necessidade de mudar a consciência coletiva nesse tema. Além disso, é necessário que o gênero masculino seja introduzido nessas atividades, como os meninos começarem a ajudar no trabalho doméstico de forma justa para minimizar a desigualdade entre os gêneros. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Também, os trabalhos de cuidados são mal remunerados. Uma trabalhadora doméstica ganha no máximo um salário mínimo, mas só se estiver trabalhando com carteira assinada. Entretanto, o trabalho de cuidar de casa ou de alguém não é considerado como trabalho e não é pago.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o Estado por meio do Ministério da Educação, Cultura e Economia e ONGs (Desenvolva a sigla), tomem providências para melhorar o quadro atual fazendo campanhas de conscientização nas escolas, nas mídias e criar leis que protejam essas trabalhadoras invisíveis. Desse modo, o Brasil se torne um país mais justo para todos os brasileiros. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |