O artigo 6° da Constituição federal, promulgada em 1988, diz que todo o cidadão tem lazer (Melhore essa construção). Na sociedade brasileira diversas mulheres não possuem acesso aos momentos de descontração garantidos pela Carta Magna (Melhore a coesão) isso ocorre devido à falta de educação sobre o trabalho quer cuidar de alguém e por causa da reprodução midiática machista. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente, deve-se ressaltar que a maioria dos trabalhos não remunerados, como à criação dos filhos, são feitos por mulheres. O ato de cuidar lhes é inculbido desde sua juventude, enquanto os meninos brincam de bola ou carrinhos, às as meninas são ensinadas a brincar de casinha ou boneca. Tal ato ocasiona à a desvalorização dessas tarefas, afinal, são vistas como algo natural à se fazer. Para o educador Paulo Freire, a educação não muda o mundo, ela muda pessoas e elas mudam a sociedade, sendo assim é nescessário educar as crianças desde cedo para valorizar essas atividades. (Melhore a apresentação dessa ideia)
(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise, é perceptível que o machismo está presente em várias mídias brasileiras, como as novelas. Isso pode ser exemplificado pela obra "Chiquititas", exibida pelo canal SBT, na qual a maioria dos cargos administrativos superiores e com maiores salários, (Sem vírgula) são ocupados por homens. Segundo o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, não existem opiniões públicas, todas elas são influenciadas pelas publicações consumidas, dessa forma, é perceptível como a falta da representação feminina em espaços de poder, (Sem vírgula) implica que elas não devem ocupar tais locais.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o machismo é perpetuado já sociedade desde à criação inicial e se extende até os programas consumidos. Dessa maneira, urge ao governo federal, através do Ministério das Comunicações, órgão responsável pelas telecomunicações na nação, o incentivo a obras que retratem mulheres em espaços de poder e campanhas de conscientização sobre o ato de cuidar não ser de apenas um genêro, e ambas serão exibidas em todo o país. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. Boa sorte!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |