No filme “Minha Mãe É uma Peça”, protagonizado por Paulo Gustavo, é observado a vida de Dona Hermínia com seus filhos Marcelina e Juliano, onde ela se dedica aos cuidados dos filhos e da casa. Um dia, após descobrir que os filhos a consideram chata, ela resolve sair de casa sem avisá-los, deixando-os preocupados durante todo o filme e mostrando a eles a importância dela para o lar. Em oposição a realidade, milhares de mulheres que praticam o chamado “trabalho de cuidado” são invisibilizadas na sociedade brasileira, acarretado principalmente pelas raízes históricas do Brasil e a dupla jornada de trabalho enfrentada pelas mulheres.
Em primeiro plano, é importante frisar que as raízes históricas contribuem para a invisibilização da mulher brasileira. No livro “Quarto de Despejo”, escrito por Carolina Maria de Jesus em 1960, a escritora relata que as mulheres residentes na favela comumente são do lar, tendo como função o cuidado da casa e dos filhos. Atualmente ainda é normalizado a atribuição do trabalho de cuidado apenas as mulheres, onde não há legislações trabalhistas nem remuneração pelas horas trabalhadas. A falta de reconhecimento e o estigma de que mulheres do lar são “desempregadas” leva a uma sobrecarga de trabalho, podendo acarretar em danos à saúde física e mental das mulheres.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a dupla jornada de trabalho que as mulheres assumem atualmente também contribui para a falta de reconhecimento. Com o início da Segunda Guerra Mundial e a necessidade de soldados para lutarem, as mulheres se tornaram mais presentes na indústria e no mercado de trabalho. Entretanto, é comum não haver uma divisão de tarefas domésticas entre homens e mulheres, levando-as a assumir tanto as funções de casa quanto as do trabalho (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa unilateralidade nas atribuições de tarefas contribuem ainda mais para a invisibilização e sobrecarga das mulheres brasileiras, evidenciando a busca por soluções.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério do Trabalho unido ao Poder Legislativo reconhecer o trabalho de cuidado como uma profissão legal. A efetivação pode ocorrer por meio da criação de legislações trabalhistas para o trabalho de cuidado (como jornada diária, seguro e remuneração), garantindo a proteção dos direitos trabalhistas das mulheres que praticam o trabalho de cuidado, a fim de trazer mais reconhecimento e visibilidade. Somente assim mulheres como Dona Hermínia receberão o tão sonhado reconhecimento diante da sociedade brasileira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |