Segundo Djamila Ribeiro, "para pensar soluções para uma realidade, devemos tirá-la da invisibilidade". Essa máxima pode ser aplicada no que diz respeito ao trabalho de cuidadora realizado pela mulher no Brasil, que é muito comum, no entanto é um problema vigente em nossa sociedade, devido à omissão governamental e também ao baixo nível de escolaridade que reverbera em nosso país, levando a baixos salários. (Melhore a contextualização)
Na Idade Antiga, em Atenas, a mulher não era vista como cidadã. De forma análoga, as mulheres que trabalham cuidando de outras pessoas no Brasil não têm seus direitos de cidadãs garantidos, uma vez que não são bem remuneradas pelo seu trabalho. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o baixo nível de escolaridade corrobora para que essas mulheres não ganhem suas devidas remunerações. Como citou Nelson Mandela, " a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo". A educação que muitas mulheres não tiveram as leva a aceitar empregos que não as pagam como elas merecem. (Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o Estado deve garantir leis que assegurem um salário melhor para essas mulheres, punindo seus patrões quando esses não as cumprirem. Além disso, o Ministério da Educação deve criar cursos profissionalizantes para mulheres que não tiveram acesso à educação. Assim elas sairão da invisibilidade dita por Djamila Ribeiro. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |