A Constituição federal de 1988 -norma de maior hierarquia jurídica-, garante igualdade entre
todos, independentemente da raça ou gênero. Neste sentido, na sociedade atual, a premissa
jurídica não é cumprida, visto que mulheres que realizam trabalhos de cuidado - limpar
cozinhar e lavar-, sofrem desafios para que seja valorizada, ou seja, deixem de ser invisíveis
socialmente. Sendo assim, é necessário analisar a lacuna educacional e a falha estatal como
fatores que impedem à visibilidade da mulher que realiza trabalho de cuidado, e assim possa
garantir igualdade entre pessoas que fazem esse trabalho, e de pessoas que não
realizam essa função. (Formulou a tese)
Diante desse cenário, a lacuna educacional é um dos fatores que auxiliam nesse contratempo
ponto sobre esse viés, é oportuno rememorar o patrono educador brasileiro, Paulo Freire, no
qual em seu livro "Pedagogia do oprimido", retratou a importância das escolas em não só
fomentar o conhecimento técnico-científico, mas fomentar também a aprendizagem sobre a
sociedade brasileira. Nesse contexto, devido às escolas serem como conteudistas, não realiza
no calendário escolar a valorização das mulheres que trabalham com o cuidado doméstico, por
exemplo. Com isso, essa parcela da sociedade é tornada invisível, e além de evidenciar que as
escolas não cumprem o que Freire idealizou, a sociedade caminha distante do que a
Constituição federal prevê. Logo, é imprescindível a mudança no calendário anual das
instituições educacionais brasileiras.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência estatal é um colaborador dessa nefasta situação. Segundo o contrato
social- proposto pelo contratualista John Locke-, é dever do Estado garantir o bem-estar
coletivo. Contudo, o ideal exposto pelo autor foge da realidade, isto porque o Estado é falho,
pois não realiza campanhas de conscientização social, valorizando a função social da mulher
que cuida dos idosos, da residência, e dos deficientes mentais e físicos. E, por conseguinte, as
mulheres que desempenham essa função de tanta importância social é invisibilizada.Dessa maneira, é urgente que o Estado se posicione, é garanta o bem- estar coletivo e, ao mesmo
tempo, a Carta Magna.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado, é importante que o
Ministério de Educação- órgão responsável pelo ensino do país-, por meio das escolas,
promover dentro do calendário anual palestras de valorização das mulheres que fazem o
trabalho de cuidado, isto será feito com a presença de mulheres que desempenham essa
função, com a finalidade de oferecer visibilidade a essas pessoas, é superar o problema da
lacuna educacional. Em consoante, o Estado por intermédio das mídias fornece a campanha de
conscientização e divulgar nos meios midiáticos a relevância desse trabalho na progressão do
Brasil.Com tudo isso, esse problema será superado, e o Brasil fará jus ao que consta na Carta Magna. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |