A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 5º, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com enfase na prática, quando se observa os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização esse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Sob esse viés, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desvalorização do trabalho feminino. Nesse sentido, tal inconveniente culmina em uma série de eventos resultantes da pura discriminação estrutural como, por exemplo, a responsabilidade precoce dada as meninas mais jovens. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre seu papel de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a pressão social como impulsionadora da desvalorização do trabalho feminino no Brasil. Segundo uma pesquisa produzida pelo IBGE (Desenvolva a sigla), em comparação aos homens, há uma enorme discrepância no tempo dedicado a realizações domésticas para o gênero feminino por semana. Diante de tal exposto, percebe-se que a atuação em segundo plano imposta as mulheres é um mal que precisa ser superado, pois é necessário a valorização de ambos os gêneros na sociedade. Contudo, apesar de todo o desenvolvimento atual, essa situação remete à década de 70, quando as esposas não tinham tantos direitos e eram objetificadas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a importância no combate a esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo - responsável pelo bem-estar da população brasileira -, por intermédio de projetos e palestras, reúna uma visibilidade maior a essas trabalhadoras que, na maioria dos casos, possuem inúmeras funções em relação ao cuidado familiar. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa e democrática, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 920
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
80 |
Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
120 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
80 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
80 |
Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
80 |
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
440 |
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
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