O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início em agosto aos trabalhos para julgar se o porte de drogas deve ser considerado crime. O julgamento acabou sendo adiado, mas a previsão é que ocorra ainda neste mês de setembro. Atualmente, o usuário de drogas não é condenado à prisão, como ocorre com quem é considerado traficante, mas pode cumprir penas alternativas, como advertência, prestação de serviços à comunidade ou comparecimento a programa ou curso educativo. O julgamento é sobre um caso em específico, de uma ação que chegou ao STF em 2011, mas pode ser um marco na política sobre drogas do Brasil, uma vez que as decisões do STF - que é o tribunal máximo do judiciário brasileiro - geram jurisprudência, ou seja, servem de modelo para todos os demais órgãos judiciários do país. Essa decisão também pode repercutir em elementos como a diferenciação entre o usuário e o traficante, o estigma a usuários, a atual política de combate ao tráfico de drogas - considerada por muitos violenta e ineficaz - e até mesmo uma possível mudança no sentido da legalização de algumas substâncias consideradas ilegais. Neste mês de setembro, o Banco de Redações propõe o tema: "Política sobre drogas Brasil".
Para realizar a proposta, você deverá construir uma DISSERTAÇÃO, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto através de outros meios, levantar os principais argumentos e realizar uma crítica análise dos mesmos, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.
Veja como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.
Seu texto deverá apresentar entre 15 e 25 linhas (fonte times 12 em documento normal do Word).
O sistema de envio de redações mudou. Veja como funciona o novo Banco de Redações.
Cronograma para envio de redações:
1º período para envio: 04 a 08 de setembro
2º período: 10 a 14 de setembro
3º período: 16 a 20 de setembro
Correções: a partir de 3 de outubro
ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login na Área do Usuário. Saiba mais!
Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.
Enviou seu texto em agosto de 2015? Acesse a correção neste link!
Redações corrigidas