A descriminação do uso de drogas é uma questão muito complexa, pois abrange fatores sociais e político-econômicos, já que descriminar não é legalizar o uso, a fabricação e o comércio. Sabendo-se que o sistema público de saúde brasileiro é bastante precário para atender uma demanda de dependentes para tratamento, poderá gerar um possível impacto a terceiros(,) além de outros crimes.
Ao descriminar o uso de substâncias psicoativas poderá aumentar a renda de traficantes, em vista que poderá surgir uma nova demanda de usuários, já que usar não é crime. Mas enquanto esses criminosos “lucram”(,) o governo não arrecada impostos(,) por isso legalizar seria talvez uma boa saída(,) uma vez que como o álcool e o tabaco(,) poderiam arrecadar impostos para investimentos em diversas áreas.*
Como com a descriminação o governo não arrecada impostos(,) não poderá investir recursos suficientes na saúde, segurança, educação, entre outros que propiciam uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. Além de ser um agravante, pois quando um usuário se torna viciado(,) ou ele precisa de tratamento(,) retirando os investimentos de outras áreas como, por exemplo, no tratamento do câncer(;) ou ele começa a cometer delitos(,) desde um roubo(,) podendo chegar ao latrocínio(,) ferindo os direitos de terceiros.
As ações a serem feitas acerca do tema são inúmeras, portanto, é preciso uma profunda discussão a respeito da lei que visa a descriminação do usuário de drogas antes de qualquer sancionamento sanção. Para que o número de usuários não aumente de forma exagerada(,) a escola(,) juntamente com a família(,) poderá mostrar por meio de diálogos, palestras e projetos de conscientização(,) que o uso dessas substâncias pode causar um mal enorme não só a à própria saúde do indivíduo, mas também a à vida de terceiros(,) caso ocorra a aprovação da lei sem uma boa análise.
Comentários do corretor
* As propostas atuais de descriminalização em estudo consideram a regulamentação da venda, ou seja, a legalização da droga.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. Mas é possível explorar dados e informações atuais para ilustrar a abordagem do assunto e torná-la mais crítica e persuasiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |