“Às vezes eu faço alguma coisa proibida, só pra me lembrar que eu sou livre”. A célebre frase de Clarice Lispector deixa claro que o fato de proibir aguça o interesse na raça humana, principalmente quando nos referimos às drogas. Vetar significa fomentar o uso e(,) consequentemente(,) a violência para reprimir a venda. Nesse sentido, é importante que se criem condições de tratamento humanizado para os dependentes.
A distinção do dependente químico para o traficante é de suma importância, pois este necessita de repreensão, enquanto aquele(,) de tratamento. Para a polícia é mais fácil enquadrar no tráfico, pois assim abre margem para propina. Dessa forma, reconhecer o usuário é uma necessidade imediata, evitando desta forma sua prisão em flagrante e iniciando um tratamento adequado que viabiliza sua recuperação.
Além disso, embora a segurança pública esteja engajada para coibir o uso das drogas ilícitas, nem sempre recebe o treinamento adequado para atender os anseios da população. A legalização das drogas leves é uma ferramenta adequada diante da guerrilha civil instalada pelo tráfico. Pessoas inocentes morrem vítimas da violência desprendida despendida contra o uso e o comércio de entorpecentes. É preciso mudar o foco do atendimento, priorizar a não violência, trabalhar na prevenção e no tratamento do usuário, recorrer aos órgãos de saúde pública, pois dependência química deve ser tratada como doença e não como caso de polícia.
A política do proibicionismo é um problema, gera conflitos e riquezas ilícitas, alimenta o narcotráfico e gera interesse na sociedade ignorante e despreparada. O melhor controle das pessoas se faz pela educação, o viciado tem que superar suas fraquezas, precisa receber estímulo ao invés de pena. As políticas sobre drogas no Brasil é um problema de saúde pública e não deve ser confiado tão somente à segurança pública, pois este esta pouco entende do assunto.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |