Na hodierna sociedade é notório o consumo de drogas lícitas, outrossim, há indivíduos que usufruem de substâncias ilícitas. Neste contexto um fato recebe relevância na mídia nacional, a política sobre drogas no Brasil, na qual é discutida acerca da comercialização e de seus malefícios ao organismo humano.
Nos Estados Unidos da América, como em alguns outros países, permite-se o cigarro de maconha, porém entre os usuários, não há a preocupação com a saúde. Vale ressaltar que o mesmo desencadeia diversos infortúnios, como câncer de pulmão, taquicardia, baixa imunidade, redução na capacidade de memorização, entre outros.
O álcool e o tabaco são alucinógenos legalizados na nação, no não obstante o número de usufruidores é deveras elevado, cenário sólido, que dificilmente se alterará*. Destarte, permitir o manuseamento de drogas ilícitas não melhorará a sociedade brasileira, mas abrirá portas para a inserção de novos consumidores.
Segundo Rousseau, “o homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. Em vista disso, para ser aceito em alguns grupos sociais, o jovem contemporâneos é influenciado pelos demais companheiros a consumir incalculáveis substâncias, o qual e encontram facilidade em adquirir drogas liberadas.
Portanto, as substâncias consideradas ilegais, além das legais, prejudicam os cidadãos em demasiados aspectos. É dever da administração pública, investir em boas campanhas de conscientização na mídia, sobre os males das drogas, além disso, cabe a todas as civilizações respeitarem as vigentes leis.
Comentários do corretor
* Desde a proibição de campanhas publicitárias de cigarros, além da proibição do fumo em locais públicos ou privados com concentração de pessoas, registrou-se sim uma diminuição significativa no número de fumantes. Pesquise.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar dados sobre o assunto e sem demonstrar pesquisa prévia para a redação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |