Em 2013, nosso vizinho, Uruguai, legalizou a produção, distribuição e venda da maconha, sob o controle do Estado. Um avanço e tanto para o país, tendo em vista que um mês após a legalização, o número de mortes vinculadas à venda da mesma foi zero, (.) afinal, o que o Brasil pode aprender com esses dados?
Atualmente, vemos nos noticiários diversos casos de mortes relacionadas ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Mortes que vão do tráfico até as que acontecem no trânsito, onde motoristas dirigem alcoolizados. Atingindo todas as classes sociais, a droga, sendo ela proibida ou não, traz mortes, doenças e dinheiro àqueles que de alguma forma lucram com elas, seja na venda de uma bebida alcoólica ou de algumas gramas de maconha ou cocaína.
Muitos jovens e adultos veem nas drogas uma ilusão de liberdade, acreditam na eliminação dos problemas através do consumo excessivo de substâncias prejudiciais ao corpo humano. E o aumento no consumo está totalmente ligado ao aumento da violência e da criminalidade, pois para um consumir, outros tiveram que correr riscos de vida, e tudo isso acaba se tornando num enorme círculo vicioso. Apesar dos males que a droga, principalmente a maconha, trazem, temos alguns pontos positivos que merecem atenção, como o tratamento de algumas doenças com canabidiol, substância encontrada na folha da maconha.
O Brasil precisa o quanto antes rever suas proibições. Legalizar completamente não é a solução de todos os problemas relacionados as às drogas, o correto seria uma legalização inteligente, como foi feito no Uruguai, que beneficia tanto o usuário, que não vai enriquecer o tráfico, quanto o Estado, que lucrará com as vendas. Precisa também conscientizar a população, fazendo campanhas publicitárias claras e(,) principalmente, campanhas educacionais dentro das escolas, ensinando desde cedo que a droga não é o melhor caminho a seguir.
Comentários do corretor
* Círculo vicioso
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |