Drogas são substâncias lícitas ou ilícitas que fazem com que a pessoa que o as ingere tenha alucinações ou fiquem fora de si. As políticas públicas que existem atualmente proíbem o uso de drogas como a maconha, contudo o uso de cigarro e bebidas alcoólicas é permitido a maiores de 18 anos.
Segundo o artigo 28 da Lei Antidrogas, portá-las é crime, (.) além disso, hoje vem sendo discutida uma forma de punir não só aqueles que a portam, mas também os que são usuários das drogas. Uma destas formas de punição é o serviço comunitário.
Dentre as drogas ilícitas está à a maconha, que gera muita polêmica quando se fala em legalizar ou não quanto à sua legalização ou não. O uso dessa droga mata os neurônios do cérebro, além de diminuir a concentração e causar vício.
O uso das drogas deve ser controlado e punido, porque, tendo em vista, os males que essas substâncias causam ao organismo e seu uso mesmo sendo proibido, já se sabe que os usuários não deixam de usá-las apenas por serem ilícitas.
Em países como o Chile(,) o uso e o porte para consumo próprio (de 5 a 10 gramas) é legal, porém isso não diminuiu o número de usuários e nem das pessoas que portam a droga. Podemos usar isso como lição para criar políticas públicas de repressão aos usuários.
Usar drogas é prejudicial a à saúde e contra a lei, se não mudarmos isso(,) em breve o tráfico irá se espalhar de maneira incontrolável por nosso país e não teremos mais como salvar aqueles que seguiram por esse caminho.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, citando informações atuais e pertinentes ao debate. No entanto, é possível desenvolver um raciocínio mais abrangente e crítico, que explore melhor outras questões relacionadas à legalização ou não das drogas, como o tráfico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |