Na contra mão contramão dos países que já avançaram sobre esse debate, o Brasil, segue com sua fracassada “guerra às drogas”. A descriminalização da mesma diminuiria o índice da população carcerária, o estigma contra usuários e ajudaria na eficácia das campanhas de conscientização.
Atualmente temos a quarta maior população carcerária mundial e a proibição só prende os mais vulneráveis: jovens, pobres e negros. A aplicação de penas alternativas(,) a exemplo da Espanha, ajudaria no combate a à superlotação prisional. Dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias(Infopen) mostram que vinte e sete por cento estão na cadeia por conta do tráfico de drogas.
Criou-se um mito contra o usuário, ou melhor, um estigma de que são pessoas más e improdutivas. Contudo, existem pessoas que fazem uso e continuam seus afazeres sociais. O problema está na quantidade do consumo e do quanto isso pode atrapalhar a vida de outras pessoas, porém, é inconstitucional intervir no livre arbítrio e na intimidade alheia.
Por fim, a ineficácia das campanhas de conscientização alinham-se ao tabu a respeito do assunto. A descriminalização e uma abordagem que condiz com a realidade teriam melhor aplicabilidade, haja vista que transmitir informações filtradas pelo conservadorismo não ajudam no avanço social.
“Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão” segundo Paulo Freire, portanto, todas as esferas devem andar juntas em prol do progresso. Precisamos falar sobre o tema com honestidade e clareza nos diversos âmbitos, além de campanhas voltadas para internet e profissionais da educação mais bem preparados sobre o excesso do uso de drogas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |