Atualmente, no Brasil, há uma discussão sobre o porte de drogas para consumo, em que alguns defendem e outros se posicionam contra a criminalização desse ato. Deixar de criminalizar o porte ou mesmo liberar o consumo de determinado narcótico – como é o caso da maconha ? - é um erro que pode gerar consequências.
Em primeiro plano, observa-se que a compra de drogas, mesmo que para consumo, aumenta o número de traficantes. Isso pode ser explicado por uma simples análise da logística no tráfico, pois, se as vendas crescem, o número de vendedores deve crescer também. Logo, se não houver punição a esse tipo de consumidor, o comércio desses ilícitos possuirá dimensões grandes o suficiente para não serem controladas*.
Nesse sentido, percebe-se a vulnerabilidade do sistema de repressão e prevenção contra o tráfico, uma vez que os policiais e demais agentes envolvidos, são mal remunerados e não possuem instrumentos adequados para combater os criminosos. Portanto, se a lei 11.343 for revogada, o trabalho realizado pelos órgãos responsáveis por essa função, pode ficar complicado. (,) Pois, além dos usuários existentes com essa lei em vigor, sem ela, o índice será fomentado.
Dessa forma, é necessário que o STF (Supremo Tribunal Federal) faça modificações na lei, no entanto, essas devem ampliar as punições. Ampliando essa norma, haverá um controle maior sobre os indivíduos que praticam esse tipo de crime. Ademais, os investimentos em segurança pública, bem como o auxílio governamental para reduzir as vítimas da “guerra às drogas”, ofertarão resultados visíveis na sociedade.
Comentários do corretor
* A proposta é que, junto com a descriminalização, regulamente-se o plantio para consumo próprio e a venda em locais pré-estabelecidos. Informe-se melhor sobre o assunto em questão.
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto a argumentação é toda baseada no aumento do tráfico, devido ao aumento da demanda, quando a proposta é que se regulamente também o acesso à droga. Portanto, a base da argumentação é falha, o que a torna incoerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |