Recentemente o Brasil voltou a discutir um tema polêmico e que promete continuar dividindo a opinião de muitas pessoas, trata-se da descriminalização do uso de drogas. Por enquanto, essa descriminalização atinge somente o uso da maconha, mas existe o temor que(,) caso seja aprovado aprovada, possa atingir outras drogas, atuando como “incentivo“ ao aumento de usuários de outras substâncias.
Segundo um levantamento realizado recentemente, o Brasil possui hoje cerca de 40 milhões (de) dependentes químicos de tabaco e álcool. Esse alto número justifica-se justamente pela facilidade de acesso que o usuário encontra.
Legalizar a maconha aumentaria o número de usuários de outras drogas, isto por que porque, além da facilidade de acesso que o usuário teria, o consumo de drogas é “contagioso”, ou seja, indivíduos usuários podem “convencer” outras pessoas a experimentá-las. Além disso, a maconha atuaria como uma porta de entrada para outras drogas, como crack e cocaína.
A liberação do uso de drogas poderia trazer um aumento do gasto de receita com saúde pública, isso porque que a maconha possui cerca de 400 substâncias, sendo que apenas duas delas possuem efeitos terapêuticos comprovados: o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol.
A legalização da maconha é um tema que dever ser encarado com certa ressalva, portanto, é necessário que o governo invista em campanhas que esclareçam os riscos e as consequências que o uso de drogas pode provocar, além de promover debates e discussões em escolas e universidades, locais onde estão localizados os dois maiores grupos de usuários, jovens entre 14 e 17 anos e 18 e 30 anos, respectivamente. Também se fazem necessário necessárias novas discussões a cerca acerca do uso do canabidiol e do THC em medicamentos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, com informações atuais sobre o assunto que corroboram com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |