Perseguições. Tiros. Medo. Essas são palavras que descrevem bem a política antidrogas vigente. Durante décadas o governo proíbe e pune aqueles que as usam, mas que resultados esse método atual tem trazido? O índice de usuários tem diminuído? A resposta não é das mais animadoras, mas porque então o poder público continua insistindo nessa política, sendo que a mesma se mostra falha e ineficaz?
Infelizmente a questão das drogas ainda é um tabu, a sociedade precisa abrir debates, e pesquisas para esclarecer dúvidas e evitar falácias, pois a falta de informação e a ignorância popular são os grandes vilões nessa “guerra contra as drogas”.
Ao tomarmos o exemplo dos Estados Unidos, que na década de 20 tentou implantar a lei seca, proibindo o uso do álcool a fim de diminuir a violência e a pobreza, vemos que se obtiveram resultados totalmente contrários aos que se esperava, criando um mercado negro altamente lucrativo, estimulando máfias que organizavam cartéis e até mesmo as autoridades locais faziam vista grossa aos que comercializavam o produto.
Mas agora ao analisarmos países como Portugal e Uruguai(,) que já legalizaram e regulamentaram o uso das drogas, percebe-se que os mesmos possuem índices de usuários ativos mais baixos do que os países em que elas são proibidas. Isso porque com os impostos cobrados(,) financiam o tratamento dos dependentes e também as constantes campanhas para a conscientização da população.
O usuário deve ser visto como doente e não como bandido, tratar os dependentes e investir na regulamentação dessas substâncias cobrando impostos e deixando sua produção sob vigília do Estado é o caminho para vencer essa guerra. Proibir o uso somente enriquece bandidos, já esta na hora de quebrar esse tabu.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com informações atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |