Regulamentar pode ser melhor que proibir - Banco de redações


Política sobre drogas no Brasil

Enviada em: 16/09/2015

Status:

Corrigida
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Assim como outros países, no Brasil ocorrerá o julgamento para decidir se o porte de drogas deve ser considerando considerado crime ou não. A partir daí, poderá se diferenciar um dependente de um criminoso. Dessa forma(,) surge um dilema: Será será que com a legalização aumentará o número de usuários? Ou será mais fácil de controlar os usuários?  

Olhando por esse prisma, uma prova cabal para a legalização do porte de drogas é que, assim como um indivíduo tem o direito de se suicidar, coerentemente poderia ter de consumir drogas, desde que não influenciasse terceiros. Ou seja, o Direito Penal não deveria interferir dentro da intimidade de uma pessoa. Cada um deve saber distinguir o certo do errado. Além disso, regulamentar pode ser melhor que proibir(,) haja vista que(,) ao ser legal, facilita a adoção de medidas preventivas.

Como o Brasil está entre os quatro países com maior população carcerária do mundo, a distinção entre traficantes e usuários de drogas acarretaria na diminuição dos presidiários e ainda diminuiriam gastos governamentais com julgamentos e prisões. Mesmo com o risco de aumentar o número de consumidores, as vantagens trazidas pela autorização são evidentes. Entretanto, não basta somente aprovar o artigo. É necessário unir medidas para não agravar a situação, que já é crítica.

Portanto, é de vital importância que o governo incentive campanhas nas mídias que mostrem os danos neurológicos, psicológicos e corporais causados pelas drogas. Junto a isso, é preciso a criação de criar novos centros de reabilitação, onde os dependentes também tenham direito a à saúde, educação e esportes, para que, assim,consigam ter o prazer de viver(,) mesmo sem as drogas.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, explorando informações atuais e pertinentes sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente