Entrar no mundo das drogas não é uma escolha. É uma condição. Uma pessoa entra nas drogas por problemas familiares, sentimentais, desilusões, assim como moradores de rua. Drogas como maconha e crack, fazem muito mal ao ser humano, tornando-os escravos do vício.
Um indivíduo, pego pela polícia portando drogas, não merece ser condenado ou cumprir pena alguma, uma vez que este é apenas uma das milhares de vítimas das drogas. Ele é apenas um doente, assim como um alcóolatra alcoólatra, ele também precisa de tratamento. Punir não o fará aprender a lição de não usá-las. Punir só o deixará revoltado. Assim como um menor infrator é apenas uma vítima da sociedade, jovens e adultos, que usam drogas pelas ruas, também são.
O corte deve ser feito pela raiz, isto é, punindo e prendendo os traficantes. Punindo portadores de drogas ou prendendo-os, não diminuirá a circulação delas tanto como vai diminuir punindo os traficantes. Será que punir os drogados é mais fácil do que punir os traficantes? Sim, é, já que eles são doentes, e um traficante, é lúcido de suas ações e, armado, está pronto para se defender da polícia.
Uma mãe que vai na prisão visitar seu filho e acaba por ser obrigada a enviar droga para dentro da cadeia porque os bandidos lá de dentro ameaçam o filho dela de morte, não merece ser punida por portar droga. Ela é apenas uma vítima dos bandidos, assim como um drogado é vítima da droga. E isso só pode ser solucionado cortando a raiz do problema, o traficante, o verdadeiro bandido.
Comentários do corretor
E como cortar o tráfico pela raiz?
O texto aborda o tema proposto, mas o raciocínio ficou incompleto. Desenvolva uma argumentação mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |