Em 2014, 306 policiais foram baleados no Estado do Rio de Janeiro e 87 foram mortos. As mortes de moradores e policiais, dessas mesmas favelas pacificadas são faces de uma mesma moeda: guerra às drogas. As drogas não devem ser liberadas, pois é ineficaz e torna o indivíduo violento.
Devido ao seu uso os indivíduos que a consomem perdem a noção e acabam praticando a violência. Matam sem motivo, agridem e roubam. É cada vez mais frequente jovens envolvidos o envolvimento de jovens, pois há um certo incentivo em mercadorias como:camisas,bermudas, bonés e também existe incentivo nas músicas que retratam o mundo da criminalidade.
O fácil acesso às drogas, provocam milhares de mortes por ano, sendo que muitos indivíduos morrem para combater esse uso, enquanto outros(,) por comprarem e não ter dinheiro para pagar, então não optam pelo roubo.
O álcool e o tabaco(,) juntos, possuem aproximadamente 40 milhões de dependentes químicos no país, justamente por serem legais e de fácil acesso. Para que essa situação seja revertida, quem apoderar-se dessas drogas devem ser condenados a à prisão (tanto) quanto o usuário ou traficante devem ser punido da mesma maneira. Deve existir mais encentivo incentivo em casa e nas instituições, e para os usuários de menores de idade, devem ser aplicadas advertências educativas e construtivas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto é possível desenvolver uma argumentação mais crítica e embasada em mais dados e informações atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |