Muito se debate atualmente a respeito das políticas sobre a liberação das drogas no Brasil. Tal discussão divide opiniões por ser muito polêmica e envolver a sociedade como um todo na resolução da problemática. Os defensores da liberação alegam que a proibição fracassou, pois o tráfico de drogas continua existindo. Os opositores alegam a intensificação do tráfico e o aumento de viciados pós-liberação.
Favoráveis à liberação afirmam que a legalização força o crime organizado a sair do comércio de drogas, acaba com sua renda e permite regular e controlar o mercado (isto é(,) prescrever, licenciar, controle de controlar a venda a menores, regulação de regular a propaganda), inclusive gerando impostos ao governo. Ademais, descriminalizar desafogará o sistema carcerário, no qual 27% da população são condenados por Leis antidrogas.
Opositores alegam que as drogas alimentam a violência, cujos efeitos sociais são irreparáveis. O bem estar social se impõe sobre o direito individual, mas elas afetam não só o usuário, e sim a sociedade. Modificam comportamentos, financiam organizações criminosas, induzem à prática de crimes contra o patrimônio público e contra a vida. Ademais, o número de usuários e dependentes aumentará, ampliando a demanda por tratamento, onerando o estado.
Em virtude dos fatos mencionados, para que se resolva ou pelo menos se amenize o problema, deve o governo analisar minuciosamente, para sua tomada de decisões, o exemplo de países como Holanda, Bangladesh e Uruguai, que possuem políticas e leis mais brandas no tocante as às drogas. A família, no seu dever educacional, deve enfatizar os malefícios do uso de entorpecentes à saúde e ao social. E as ONG’s, com o apoio da mídia, devem realizar campanhas informativas e esclarecedoras sobre as drogas e seu uso.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |