Estamos passando por vários problemas relacionados ao comércio e uso de drogas ilícitas no Brasil. Crimes violentos(,) como latrocínio (roubo seguido de morte) e aumento dos gastos públicos em atendimentos de saúde aos usuários são exemplos graves deste mal. A sociedade está debatendo a melhor forma de combatê-lo. Legalizar a venda de entorpecentes? Descriminalizar o consumo? A política sobre drogas precisa de atenção. Educar é mais eficaz que punir.
É comum ouvirmos discussões sobre a legalização. Os que defendem argumentam que temos várias drogas lícitas que também fazem mal a à saúde e que não promovem o lucrativo e violento comércio ilegal(,) que leva à morte traficantes e agentes de segurança pública. Os opositores creem que a facilidade de acesso estimularia o consumo.
Os motivos que levam as pessoas a se entorpecerem são muito complexos e a distinção entre o traficante e o dependente não é tarefa fácil. O Ministro Gilmar Mendes(,) do Supremo Tribunal Federal(,) votou a favor da descriminalização do uso(,) argumentando que o indivíduo tem o direito pessoal de se entorpecer(,) ainda que pondo em risco sua saúde. Os que são favoráveis à criminalização julgam que o usuário financia e estimula o tráfico(,) semelhante a um receptor de objeto roubado.
Precisamos levar essa discussão a todos os fóruns possíveis(,) de modo a corrigir e evitar este mal. Políticas públicas precisam ser melhoradas de modo a reduzir o consumo e tratar os dependentes. As escolas devem abordar o tema com enfoque para os problemas sociais (risco de ser morto) e de saúde(,) provocados pelo vício. Educação acima da punição.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, abrangente e crítica. Mas a conclusão deve ser um pouco mais incisiva, mostrando claramente qual seu ponto de vista sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |