(O) Debate a favor da legalização das drogas tem estado em vigor no Supremo Tribunal nos últimos meses. (A) Medida(,) que tenta dar mais poder ao controle dessas substâncias ao governo. (,) Meta esta que poderá trazer prejuízos à população, podendo atingir a todos: menores, família a e sociedade.
Para evitar que a venda chegue a menores, o governo teria que investir no controle dos estabelecimentos e em fiscalizações. Fator que não se apresenta no comércio de outras mercadorias, (como) álcool ou tabaco.
Depressão, ansiedade e bipolaridade são os exemplos comprovados de malefícios que o consumo traz. Todavia(,) as conseqüências não se restringem apenas ao consumidor. A família terá que lidar com os efeitos causados no indivíduo.
Com tudo Contudo(,) (o) maior agravante seria manter ou desenvolver mais dependentes. (,) Pois estaríamos agravando problemas já existentes. (,) (como o) Surgimento de novas “bocas de fumo” como forma alternativa de obter mais consumo e crescimento de moradores sem tetos, tendo assim maior número de assaltos.
Formas de evitar estes problemas seriam: campanhas de conscientizações alertando os riscos do uso por Ongs, tendo parceria para realizar suas palestras nas escolas, (o que) seria um ponto certeiro para chegar ao público jovem. A família também deverá estar presente, pois os pais têm um peso maior na educação das crianças. Obtendo a soma de todas estas variáveis(,) é mais eficaz combater o uso do que liberá-lo. O governo e a população devem produzir cidadãos saudades saudáveis e não doentes.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar melhor dados disponíveis na coletânea e em outras fontes para embasar melhor seu raciocínio.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |