Ultimamente, a liberação das drogas é um dos assuntos mais dominantes na imprensa nacional. Acredita-se que essa conduta pode ser desastrosa, trazendo ao mundo possíveis danos à sociedade. Por outro lado, ela pode ser benéfica, pois devidamente utilizada privilegiará a sociedade com avanços jamais vistos.
Alguns constatam que a legalização da maconha pode ser nociva a à sociedade, pois ela não está livre de produzir um efeito desfavorável ou imprevisto. Cite-se como exemplo o que ocorreu em Paris. A liberação da Cannabis Sativa aumentou em 38% o número de usuários. A conseqüência foi uma desagregação pontual da estrutura familiar. Então, da mesma maneira que isso ocorreu em Paris, pode ocorrer também no Brasil. Ademais, falta estrutura para o tratamento de dependentes.
Favoráveis à liberação alegam que a legalização pode restringir melhor o acesso a menores do que a proibição. Ao ser legal, o Estado consegue por limites, fazer propagandas esclarecedoras para assim dialogar melhor com as pessoas. Além do mais, ajuda a descriminalizar usuários comuns que não estão vinculados a qualquer prática de crimes: assaltos, latrocínios, tráficos, entre outros. Ademais, as experiências da aprovação da maconha não levaram, a longo prazo , a um inevitável aumento* no número de usuários.
Portanto, para que essa discussão se resolva ou pelo menos se chegue a um denominador comum, se faz necessário os governantes ampliarem o debate(,) argumentando através de exemplos de outros países e estudos com defensores e opositores da causa. Além disso, cabe as às ONG’S conscientizar a população através de palestras sobre todos os aspectos do consumo de drogas.
Comentários do corretor
* não levaram a um inevitável? Se não levou, então não era inevitável... Atenção à coerência na argumentação.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coerência.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, no entanto é preciso dar mais coesão e coerência à argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |