A descriminalização da maconha ou não ? - Banco de redações


Política sobre drogas no Brasil

Enviada em: 16/09/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente discute-se no Supremo Tribunal Federal, a descriminalização do consumo, venda e distribuição da maconha no Brasil. Tendo em vista o crescente número de usuários. (,) Caso esse projeto fosse seja aprovado, seria será um grande erro, uma vez que elevaria o consumo e o tráfico.
            O Uruguai foi o primeiro país a tornar legal, o uso da maconha*. Diminuiu o número de mortes, mas a produção, os dependentes químicos e o tráfico intensificaram*. Prova de que com a liberação, deve haver um órgão que controle  a quantidade a ser cultivada e a realize a tributação.
            O uso de drogas fomenta a violência, gera renda para organizações criminosas, interfere negativamente nas relações familiares, provoca um grande número de mortes, além de afastar os dependentes químicos do meio social, deixando-os à margem da pobreza e miséria extrema.
         Os usuários depentendes precisam de um tratamento para a recuperação e reintegração social. O que consequentemente geraria gastos excessivos para o Brasil, um país precário na área da saúde.
         Tendo em vista os fatos abordados a cima acima, faz-se necessário necessária a criação de políticas públicas de conscientização, voltadas em relação ao uso da maconha. A participação familiar e escolar é imprescindível para a formação de cidadãos conscientes, que saibam gozar de seus direitos e deveres, sem interferir na liberdade do próximo. Ao contrário do que se pensa, a criação de leis severas e em consequência a prisão desses indivíduos, acabaria despertando a violência e o tráfico, já que os sistemas carcerários brasileiros é são precários e ineficazes.

 

Comentários do corretor


* O tráfico se intensificou? Qual é a fonte dessa informação? A informação que circula em meios como o Jonal O Globo, é de que mortes em decorrência do tráfico foram zeradas no país desde a regulamentação do uso e plantio da maconha. Cite as fontes de suas informações para torná-las mais críveis.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e à concordância verbal.

O texto está incoerente. No início, a argumentação parece defender uma criminalização do porte e uso de drogas. No fim, critica o regime de aprisionamento de usuários. Portanto, seu ponto de vista não ficou claro. Leia mais sobre o assunto e trabalhe em uma definição mais clara de sua opinião a respeito.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente