A legalização das drogas ilícitas, no momento presente neste momento, no Brasil(,) seria prejudicial ao funcionamento da nação. Isso se deve ao fato de que o consumo facilitado aumentaria as taxas de indivíduos desqualificados para o mercado de trabalho, visto que este é um dos fatores que impedem o crescimento do país.
Atualmente o país enfrenta uma crise, que é a carência de profissionais qualificados em diversos setores, o que não seria um problema para o Brasil(,) que possui uma grande população jovem, mas que é ocasionada pelo, ainda, baixo rendimento escolar brasileiro e que é agravado com o acesso dos cidadãos em idade escolar ás às drogas – o que os distancia cada vez mais da graduação(,) a fim de preencher tais vagas– já que essas substâncias desenvolvem e agravam problemas mentais, impedindo a aprendizagem de seus usuários, fato este confirmado pelo Centro Brasileiro de Informação sobre drogas Psicotrópicas (CEBRID)(,) que relatou que mais de 50% dos jovens que já utilizaram drogas estão ao menos um ano atrasados na escola.
Nota-se que há uma negligência na fiscalização do consumo das drogas lícitas por menores de idade, portanto não seria diferente quando ocorresse a liberação das demais, (.) logo(,) é necessário que se pense primeiramente em medidas para prevenir o contato dos jovens com as substâncias tóxicas(,) para depois decidir se é realmente necessária a legalização dos narcóticos, liberação essa que seria contrária ás às campanhas já veiculadas contra o álcool e o cigarro.
Conclui-se que é necessário que haja maior fiscalização do uso de drogas, além disso, o governo deveria se importar mais com aqueles que já entraram em contato com essas substâncias e precisam ser reabilitados, com intuito de melhorar a qualidade de vida dessas vítimas das drogas e resgatar a população necessária para a garantia do progresso econômico nacional.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das expressões, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, explorando dados e informações atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |