Diversos países vêm passando por mudanças em suas leis sobre a legalização e/ou discriminalização do uso de drogas. Contudo(,) é necessário avaliar os aspectos positivos e negativos de cada droga*, individualmente de cada droga.
Nesse sentido - levando em consideração o enorme emprego uso da maconha(,) seria imprescindível sua legalização, visto que podem ser realizados realizadas mais pesquisas para seu uso medicinal e uso eficaz em doenças como, por exemplo(,) a esclerose múltipla. Além disso, iria diminuir o financiamento ao tráfico e contato de usuários comuns com bandidos e outras drogas pesadas, pois poderiam cultivar a erva em casa sem precisar recorrer aos mesmos - como feito em 2013 pelo Uruguai, que legalizou o cultivo, a venda e o consumo da maconha; enquanto isso o governo investiria em campanhas para incentivar o uso adequado e moderado(,) como feito em campanhas alcoólicas e de tabaco.
Entretanto, são preocupantes drogas como cocaína e principalmente o crack - que em situações como a da cracolândia, já são considerados problemas de saúde pública. São drogas como essas que acabam com a sociedade e afetam drásticamente seus usuários, psicológicamente e fisicamente; (.) considerando-se ainda há o fato de que, muitas dessas drogas são criadas em laborátorios e recebem a adição de outros produtos(,) como amônia, cal e soda caústiva cáustica, por exemplo.
Desse modo, percebemos que uma política sobre drogas deve ser cautelosamente elaborado elaborada entre governo e especialistas da área, como médicos e pesquisadores; (,) levando em consideração suas particularidades. Incluir nesse debate usuários e ex-usuários é também um meio de informações que deve fazer parte dessa politíca. O importante é basear essa política na realidade vivida pelo Brasil e nas individualidades de cada droga, somente assim será possível diferenciar os reais prejuízos para a sociedade.
Comentários do corretor
* Opte pela ordem direta, que torna o texto mais claro e "fluido".
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) .
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |