Cachimbo da paz - Banco de redações


Política sobre drogas no Brasil

Enviada em: 16/09/2015

Status:

Corrigida
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O Brasil apresenta uma política conservadora acerca das drogas. Atualmente, somente o álcool e o tabaco são legalizados, mas o Supremo Tribunal Federal está discutindo sobre o uso recreativo de outras substâncias psicoativas. No entanto, é preciso observar o panorama das drogas lícitas e ilícitas no país, antes de adotar a legalidade do porte de entorpecentes.

Primeiramente, é importante destacar o tratamento das drogas no Brasil. Num país em que comunidades carentes, em geral, são chefiadas por organizações criminosas e o centro urbano é composto por “cracolândias”, é previsível que a maconha e o crack substituam o cigarro de nicotina e as bebidas alcoólicas no uso recreativo e nas campanhas de conscientização da comunidade. Dessa forma, a garantia de bem comum vista na Constituição Federal de 1988 do Brasil, estará sendo ameaçada.

Nessa perspectiva, cabe apontar os transtornos sociais provocados pelo álcool e o tabaco. O comportamento de indivíduos embriagados fez necessário necessária a implantação da Lei Seca(,) e a atitude de fumar em lugares impróprios fez preciso resultou na Lei Antifumo, a fim de coibir e punir prováveis danos para a sociedade decorrente dessas práticas “legais”. As autoridades públicas brasileiras aparentemente estão de contrapartida a à regulamentação das drogas nos países desenvolvidos, pois enquanto os EUA permitir permitem o uso de bebidas alcoólicas a partir dos 21 anos, na maioria dos estados, e muitos países europeus adotaram intolerância a toda as drogas, o Brasil levanta questionamentos a favor do porte de substâncias com elevado potencial vicioso.*

Portanto, as medidas acerca das substâncias psicoativas encontram-se idealizadas em leis, mas as cidades estão desprovidas de assistência eficaz aos indivíduos viciados em drogas. Assim, antes de legalizarmos a maconha, crack, heroína, dentre outras, é preciso garantir centros de dependência química em maior número; além do mais, cabe as às escolas discutirem em salas de aulas sobre os malefícios de físicos e emocionais de substâncias de que podem levar a um distúrbio mental, a fim de zelar pela legislação de drogas do país e enfraquecemos enfraquecer a ideia de cachimbo da paz na comunidade.

Comentários do corretor


* Argumento incoerente. O mesmo EUA que só permite o uso de bebidas alcoólicas por maiores de 21 anos legalizou, em alguns Estados, o uso recreativo de maconha, como na Califórnia. Na Europa, Holanda e Portugal são exemplos de países em que fumar maconha também não é considerado crime. Atenção à veracidade da argumentação.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase,  à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto, porém é necessária uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, para que sejam empregados apenas argumentos coerentes com a realidade.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente