A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Leia a(s) proposta(s) abaixo e envie sua redação.

Atenção: Esta semana 40 redações, do limite de 40, já foram enviadas!

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Recentemente, o bullying praticado nas escolas fez mais um vítima. Esse é um fenômeno complexo que afeta inúmeras vidas, especialmente entre os jovens. Logo, consiste em comportamentos repetitivos e hostis, como intimidação, exclusão social e agressão física ou verbal, perpetrados por indivíduos ou grupos mais poderosos contra aqueles que são percebidos como diferentes ou vulneráveis. Além de causar danos emocionais e psicológicos significativos, o bullying pode ter consequências graves e duradouras para a saúde mental e o bem-estar das vítimas. Pensando nisso, o Banco de Redações do Brasil Escola preparou o seguinte tema: "A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil".

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.

ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. 

Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco;
6) Cópia do texto motivador.

Cronograma para envio de redações:
1º período:2 a 8 de maio
2º período: 10 a 18 de maio
3º período: 20 a 27 de maio

Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.

As correções estarão disponíveis a partir do dia 1 de junho.

Enviou seu texto em abril de 2024? Acesse aqui a correção.


Texto 1:

O bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”, conforme definido pela Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).
A gravidade da questão se confirma por meio de estudos recentes como o Diagnóstico Participativo da Violência nas Escolas, realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) em 2015, com apoio do Ministério da Educação, que revelou que 69,7% dos estudantes declaram ter presenciado alguma situação de violência dentro da escola. [MEC] Leia o texto na íntegra

Texto 2: 

No caso do jovem Carlos Gomes, a agressão psicológica passou para a violência física que levou o estudante à morte. De novo, a reação na mídia é de inconformismo e revolta com tamanha violência. Mas nas buscas que eu fiz, pouco se viu de uma análise contextualizada do problema do bullying no Brasil, inclusive no ambiente escolar. Qual o papel das mídias, da escola, dos educadores e da família neste processo. Porque ele é tão generalizado, e, de certa forma, ocultado com algo menor, sem importância. Algo como “coisas da vida! [Congresso em Foco] Leia o texto na íntegra

Texto 3:

De acordo com um artigo recente da Harvard Review of Psychiatry, uma mulher que sofreu bullying quando criança tem 27 vezes mais chance de ter transtorno de pânico no início da vida adulta.

Entre os homens, o bullying na infância resultou em um aumento de 18 vezes em pensamentos e comportamentos suicidas.
"Existem todas essas associações, que são sólidas e reproduzidas em diferentes amostras", diz Arseneault.

O bullying também tem consequências prolongadas na vida social das pessoas: muitas vítimas acham mais difícil fazer amigos na vida adulta e são menos propensas a viver com um parceiro de longo prazo.

[...]

Como muitas outras intervenções, o Programa Olweus começa com o reconhecimento do problema. Por este motivo, as escolas devem preparar um questionário para perguntar aos alunos sobre suas experiências."Saber o que está acontecendo é muito importante e pode orientar seus esforços de prevenção ao bullying", diz Susan Limber, professora de psicologia do desenvolvimento da Universidade Clemson, na Carolina do Sul, nos EUA.

O Programa Olweus incentiva a escola a estabelecer expectativas muito claras do que é um comportamento aceitável — e as consequências se violarem essas regras. "As [sanções] não devem ser uma surpresa para a criança", diz Limber. Os adultos devem atuar como exemplos positivos a seguir, que reforçam os bons comportamentos e mostram tolerância zero para qualquer forma de vitimização. Também devem aprender a identificar os locais dentro da escola onde o bullying é mais provável de ocorrer e supervisioná-los regularmente. [BBC] Leia o texto na íntegra