[Sem título]

Tema: A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/05/2024
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O bullying é uma prática ainda muito presente no cotidiano de muitas escolas no Brasil. Ataques verbais e até mesmo físicos, (Sem vírgula) configuram em uma violação das leis brasileiras. Dentre elas, pode-se citar o artigo 1°, inciso 3, da Costituição federal de 1988, a qual afirma que é garantida a dignidade da pessoa humana. Dessa forma, se faz faz-se necessário levantar mais discuções sobre esse tema, além de intensificar o combate ao bullying. 

Segundo estudos realizados pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) em 2015, cerca de 69,7% dos estudantes entrevistados, (Sem vírgula) afirmam ter presenciado alguma situação de violência em ambiente escolar. Esses resultados podem ser explicados por uma negligência que é ainda muito presente nas administrações escolares e até mesmo nos pais de muitos alunos. Poucas medidas têm sido tomadas no combate ao bullying, visto que muitos adultos interpretam isso, simplesmente, como uma fase da vida. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale destacar que pouco se tem discutido sobre os efeitos da prática do bullying. Muitas escolas têm levantado esforços para exclarecer os alunos a respeito dos efeitos do consumo de drogas e das doenças sexualmente transmissíveis. Entretanto, persebe-se que o bullying não está entre as pautas principais levantas nos debates escolares e muito menos nas reuniões realizadas com os pais e responsáveis dos alunos. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante disso, fica evidente a necessidade de que a prática do bullying receba a atenção necessária dos responsáveis dos alunos. E assim as escolas possam promoves a disseminação de mais exclarecimentos a respeito dos efeitos do bullying. Além disso, é necessário que as escolas junto dos pais possam ter um melhor dialógo, tomando medidas que levem a devida formação educacional dos alunos. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos