Como fechar o ciclo da violência

Tema: A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2024
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A prática de "bullying" nas escolas é um problema crônico e cada vez mais recorrente. Diante desse cenário, é preciso refletir acerca de dois pontos-chave, quais sejam o ciclo da violência e a sua naturalização pela sociedade. (Explore mais as discussões iniciais)

Primeiramente, cabe ressaltar a existência de um vetor de práticas violentas que vai dos agressores às vítimas e, com frequência, retorna àqueles. Prova disso são as notícias de crimes em escolas nos  nas quais a motivação é um passado de humilhações sofridas pelos autores, bem como os casos de suicídio destes. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante desse cenário, depreende-se a banalização da violência como resposta as conflitos, visto que a escola é um espelho da sociedade como um todo. É possível dizer que a raiz do problema é a falta de diálogo entre opostos, seja no trânsito, na política ou no ambiente virtual, o que gera um distanciamento e situações extremamente violentas. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se urgente o enfrentamento do problema através de uma ação conjunta de educadores e famílias no incentivo ao debate respeitoso e empático mesmo diante das divergências. Já ao Estado, garantidor do direito fundamental à segurança, cabe discutir e apresentar medidas eficazes como, por exemplo, o investimento em acompanhamento psicológico aos estudantes. Apenas com o entendimento das questões que envolvem o tema, é possível propor soluções. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos