Bullying: os ditames que fragmentam a igualdade racial.

Tema: A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2024
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O artigo 5° da Constituição Federal de 1988 assegura que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo - se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à igualdade. Essa percepção demonstra a primazia das perspectivas igualitárias como forma de proceder social. Entretanto, existem inúmeros obstáculos acerca da persistência do bullying nas escolas do Brasil, entre eles a formação histórica do povo brasileiro e as políticas pouco eficazes. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob esse viés, o bullying é uma enorme problemática, cenário arraigado no passado, visto que durante o Brasil Colônia grande parte da população foi submetida a intimidação racial e cultural através do processo de colonização. Em relação a isso, a novela "Tempos do Imperador", vinculada aos meios de comunicação, narra a desigualdade racial, em que os negros eram vistos como inferiores e destinados ao trabalho, sendo explorados, culturalmente, e alienados pelos emblemas de superioridade. Nesse sentido, a ausência da igualdade desencadeou inúmeros desafios, como as chicotadas dolorosas que os africanos receberam, a censura cultural por parte dos colonizadores e a troca do trabalho pela alimentação. Dessa forma, os tempos passados influenciam o presente, ratificando o impasse existente e evidenciando a persistência da temática ainda nos dias atuais. (Delimite as discussões)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, as políticas públicas são essenciais, já que idealizam órgãos e ações que trabalham em prol da causa. Acerca do mencionado, conforme relata o advogado Mahatma Gandhi, o futuro dependerá do que efetivamos no presente. Em consonância com o dito, os investimentos culturais e econômicos são pertinentes, fragmentando os paradigmas e expondo novas concepções atreladas ao estabelecimento do respeito social. Nesse quesito, as políticas são recursos fundamentais no combate das adversidades, efetivando os direitos da população e fomentando novos ditames. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Há, portanto, a urgência de findar o impasse evidente na estrutura brasileira. Cabe, então, à Secretaria de Políticas Sociais e ao Ministério Público, órgãos que detêm poder, promover, em parceria com as prefeituras, projetos de conscientização. Tal ação ocorrerá por meio de campanhas e palestras no âmbito escolar. Ademais, o Estado deverá realizar investimentos voltados para a reestruturação social. Assim sendo, os cidadãos terão o respeito como a base social, estabelecendo a igualdade e combatendo o bullying escolar, como diz a Constituição Federal de 1988. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos