A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Tema: A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2024
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O bullying pode ser definido como o ato de violência, tanto física quanto psicológica, em que um indivíduo ou um grupo, (Sem vírgula) pratica contra uma ou mais pessoas. Muitos acabam não percebendo, mas este tipo de ato de violência é muito praticado nos dias atuais, principalmente em ambientes escolares, onde se encontram muitos alunos que acabam sendo vítimas injustiçadas. (Formule a tese)

Segundo pesquisas recentes do IBGE (Desenvolva a sigla), cerca de 40% das escolas entrevistadas no Brasil registraram casos de bullying, onde menores de 13 á 15 anos correspondem a 23,7% desses casos. Estes atos de violência geram ferimentos graves paras ás vítimas que, consequentemente, acabam sendo afetadas pelo resto da vida, gerando traumas incuráveis. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Recentemente, testemunhamos um caso onde um dos alunos da escola estadual, em Praia Grande (SP), morreu dois dias após ser agredido na escola, por dois colegas que praticavam bullying. Este trágico acidente que nos mostra a gravidade do problema, poderia ter sido evitado, mas devido á irresponsabilidade da escola e a falta de educação dos alunos envolvidos nesse incidente, mais um aluno se tornou uma vítima. (Explore de modo mais produtivo)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância que, tanto as escolas quanto os responsáveis, fiquem em alerta com esse tipo de problema, dando aos alunos a devida atenção que eles merecem receber e estimulando os estudantes a informar sobre o problema. Além disso, seria bom que as escolas ensinassem aos estudantes a valorizar o combate ao bullying, mostrando-os a como isso pode ser combatido. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos