Dores do bullying

Tema: A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/05/2024
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o filósofo Thomas Hobbes, " o homem é o lobo do homem" por serem naturalmente violentos, e isso de certa forma pode ser aplicado ao bullying que se define a partir de violências fisicas ou verbais, realizadas sistematicamente, contra uma pessoa ou grupo. Nesse sentido, a prática ao bullying pode ser prejudicial a todos os envolvidos, porém (Vírgula) principalmente as vítimas, causando pensamentos negativos sobre si além de prejudicar o desempenho escolar, ao passo que se faz presente a falta de medidas eficazes no combate a esse mal. (Apresente as discussões iniciais com mais clareza)

Geralmente o bullying acontece com jovens em ambiente escolar, seja por questão de desigualdade social, aparência, e vários outros fatores. (Truncamento) Que podem levar a exclusão de alguém em algum grupo de atividades, podendo causar diferentes níveis de sofrimento dependendo das circunstâncias, e em casos mais graves levar a pensamentos suicidas, atingindo a autoestima gravemente. (Explore de modo mais produtivo)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Como no seriado de tv norte americano "Todo mundo odeia o Chris", Cris é o único garoto negro em sua escola e por isso ele é alvo de diversas agressões físicas e morais ao longo da sua vida escolar, ate o ponto dele desistir de concluir o ensino médio e fazer supletivo (No caso, aqui seria racismo). Na trama acabou bem, mas em outros pode levar ha  a casos mais graves (Vírgula) a exemplo do suicídio.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso a Lei 14.811/2024 institui medidas de proteção à criança e o adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, contra a prática discriminatória de determinados jovens e crianças, mas que infelizmente no Brasil isso ainda não é respeitado. De acordo com os dados da pesquisa nacional de saúde escolar (PeNSE) e o IBGE (Desenvolva a sigla), mais de 40% dos estudantes adolescentes brasileiros são vítimas de bullying, um fator que também pode agravar essa situação é a falta de medidas eficazes do governo. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em resumo (Vírgula) como uma das formas de combate ao bullying (Vírgula) pode-se indicar campanhas (Vírgula) por meio de mídias sociais, palestras nas escolas e punição adequada aos agressores, além de proporcionar a vítima um suporte e acompanhamento psicológico. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos