[Sem título]

Tema: A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/05/2024
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série norte-americana "Pretty Little Liars", é descrito a forma violenta como quatro adolescentes sofrem perseguição virtual caladas. Na trama, as protagonistas são ameaçadas da exposição de seus segredos e, por isso, não conseguem denunciar o agressor ("-A"), que se esconde no anonimato on-line para sadicamente atormentar suas vidas. Ao transpor a ficção, e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a prática persistente do bullying nas escolas representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a invisibilidade do problema e a fragilidade legislativa impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Muito bem. Formulou a tese)

Dessa forma, em primeiro plano, é importante notar como ocultar a questão agrava o bullying persistente nas escolas do país. Segundo o escritor e jornalista Eduardo Galeano "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la". A partir disso, tal tese pode ser comprovada por meio das análises de casos reais dessa violência, estudos psicológicos e sociológicos, e a observação direta do ambiente escolar. É apenas ao reconhecer e entender profundamente a natureza e as causas do bullying que se pode desenvolver estratégias eficazes de prevenção e intervenção.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ressalta se, ademais, que a fragilidade nas leis potencializa esse cenário. Apesar da Lei n°14.811 garantir a proteção de crianças e adolescentes nessa situação sua eficácia muitas vezes é comprometida pela falta de fiscalização e aplicação adequada por parte das autoridades competentes (Melhore a apresentação das discussões). Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange a reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se primordial combater a persistente prática de bullying nas escolas do Brasil. Dessa forma, o Ministério da Educação, (Sem vírgula) deve propagar dados e pesquisas que revelem a gravidade do problema lidado pelas vítimas, por meio de plataformas midiáticas de destaque, a fim de atingir o maior contingente possível e conscientizá-lo. Ademais, a coletividade, por intermédio do Ministério Público, precisa cobrar do governo federal ações efetivas, de modo a não tornar invisível essa problemática, promovendo assim, o labor digno a esses indivíduos. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos