A banalização do Bullying

Tema: A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/05/2024
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série 13 fitas, é nos apresentados cenas de bullying que interferem na vida cotidiana das pessoas, podendo prejudicar o está mental e o físico, no caso mais específico da série, foi uma garota que sofreu pressões psicológicas, levando ao suicídio. Fora da ficção, não é diferente, a série se baseia na realidade a forma que os estudantes estão sofrendo é invisibilizada dentro das escolas que deveriam ser um local pacífico e nas próprias casas dos indivíduos. Isso ocorre, (Sem vírgula) devido à falta do coletivismo social e tanta a falta de tempo dos brasileiro. (Apresente a discussão com mais clareza)

Diante a esse cenário, é importante destacar o individualismo que está pregado no nosso século. Em consonância, pode citar o sociólogo Émile Durkheim, em que teoriza o coletivismo e o individualismo, de acordo com ele, as pessoas então cada vez mais parando de se preocupar com a comunidade e focando mais em si mesmas. Consequentemente, preocupações que são alheias são ignoradas, principalmente no Brasil, por mais que o Estado aceitar qualquer tipo de religião e estrangeiros, ainda sim muitos grupos sofrem preconceitos e são perseguidos, por ter opiniões diferentes, gêneros, sexualidade, inteligência, religiões, estética corporal, cidadania, deficiência e dinheiros. Dessa forma, grupo de pessoas que não estão aderindo ao padrão de vida idealizado, são alvos de bullying e essa realidade tem que parar de ser banalizada. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental citar a falta de tempo do povo brasileiros, implicando a invisibilidade das pessoas que sofrem bullying. O sociólogo Byung-Chul Han, (Sem vírgula) retrata a sociedade do cansaço, em que devido a muitas horas de trabalho e a ausência de lazer, pode gerar uma sociedade cansada, prejudicando assim as relações sociais e a forma que os indivíduos interagem na comunidade. Dessa maneira, as interações com as famílias, os adultos e os professores, serão rasas, impossibilitando de muitos perceberem que tal indivíduo está sofrendo ou não dando a devida importância, ocasionado casos como o massacre de Suzano e o caso do Carlos Gomes, ambos casos relacionados ao bullying. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para evitar futuras tragédias, é fundamental que o Ministério da Educação, órgão responsável pela a administração das escolas, crie medidas preventivas, como palestras explicando o mal do bullying, aulas especiais de coletividade, para os jovens aprenderem ser mais unidos, reforço de câmeras e seguranças nas escolas, além de equipe especializada no caso. Neste caso, usando verbas governamentais, para o apoio às instituições, só assim, o Brasil finalmente poderá acabar com essa persistência do bullying. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos