A violência do calar

Tema: A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/05/2024
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”, o jovem é constantemente agredido na escola por um garoto dito “valentão”. Já no cenário real, o bullying tem estado nas páginas de jornal. É certo que por mais que hajam leis no governo e regras nas escolas as ações não estão sendo suficientes, a menos que se compreenda os motivos para tais práticas de violência. (Formule a tese)

Nessa perspectiva, a educação familiar é fundamental. Segundo o educador Paulo Freire, a educação transforma vidas, em vista nisso, a família é imprescindível no educar, pois o contato com a sociedade inicia na mesma. Nesse caso, se o ambiente primário está conflituoso, o secundário, as escolas, receberão alunos conflituosos. Destarte, é necessário um trabalho familiar no combate ao bullying. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, as escolas precisam falar sobre o assunto. Na história fictícia de Chris, os professores não debatiam sobre o assunto, então, ele apenas se acostumou com a violência. Comparando com a realidade, se não houver uma conversa sobre o assunto os atos continuarão no silêncio da vítima. Portanto, nas instituições de ensino devem haver debates para promover saúde mental, emocional e física. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a família e a escola são essenciais no combate do bullying. Logo, o Ministério da Educação deve financiar as escolas municipais e estaduais para realização de debates nas instituições com profissionais de saúde. Os professores, alunos e pais devem estar envolvidos no projeto, a fim de que a sociedade seja mais consciente da importância dos laços familiares, e seu convívio nas escolas resultará em mais segurança de todos. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos