Embora o feminicídio venha sendo cada vez mais discutido na contemporaneidade, não tem sido suficiente para acabar com a violência contra a mulher, uma vez que existem várias falhas que decorrem, sobretudo, de uma herança cultural, por exemplo. Por isso, a partir do exposto, o Banco de Redações deste mês propõe que você desenvolva o texto a partir do seguinte tema: "Feminicídio no Brasil: um debate importante sobre a violência contra a mulher".
Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto em outros meios, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.
Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.
ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras.
Atenção aos
motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
6) Cópia do texto motivador
Cronograma para envio de redações:
1º período: 1 a 8 de abril
2º período: 10 a 15 de abril
3º período: 17 a 27 de abril
Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.
As correções estarão disponíveis a partir do dia 1 de maio.
Enviou seu texto em março de 2018? Acesse aqui a correção.
Redações corrigidas