O Brasil é um país democrático baseado nos direitos da Constituição de 1988, onde passou a considerar a mulher um sujeito político (Reestruture essa ideia, pois não só a mulher, como também o homem, são sujeitos políticos). Antes desta data a mulher não tinha qualquer participação no cenário sócio-político, ou seja, um avanço. De 1988 até 2018 trinta anos se passaram e (Vírgula) nem por isso o Estado se tornou igualitário (Vírgula) pelo contrário (Vírgula) assumiu uma postura cada vez mais machista e sexista. (Reestruture as discussões)
O machismo e o sexismo não são matérias reclusas apenas aos homens, mas também a muitas mulheres, pois ambos foram ensinados que quando uma mulher fora espancada é porque ela fez algo que cunhou na agressão (Vírgula) ou quando é estuprada foi porque a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) estava usando roupas curtas (Vírgula) o que motivou o comportamento animalesco (Abordagem superficial). É necessário ensinar á a sociedade que a culpabilização da vítima está errada (Vírgula) uma vez que a mesma nunca é culpada, mas que políticas mal planejadas cunham em um Estado cada vez mais violento e desigual. (Reestruture e desenvolva mais as discussões)
Segundo o Mapa de Violência de 2015 (Vírgula) o Brasil está entre os países com maior índice de feminicídio, ocupando a quinta colocação (Vírgula) deixando para trás países extremistas como a Síria. E o mais alarmante desses dados é que (Vírgula) segundo o Instituto de Pesquisa Economia Aplicada (IPEA) (Vírgula) 4.621 desses feminicídios são de mulheres negras, associando a misoginia a um quadro de racismo. Tais dados são frutos de uma política fraca e defasada sem qualquer tipo de suporte as mulheres que somam aproximadamente 105 milhões da população total do país. (Abordagem superficial)
É necessário punir os agressores mais severamente, nos flagrantes a prisão deve ser decretada e tida como inafiançável, capacitar os profissionais para lidar com as vítimas de violência sexual e de agressão, tipificar a Lei Maria da Penha (Vírgula) o que daria a ela maior suporte e abrangência contra a violência contra a mulher, além de disponibilizar a vítima uma escolta por setenta e duas horas para qualquer possível retaliação do agressor. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Ademais (Vírgula) é necessário que o Estado propicie mais empregos em todos os cargos para as mulheres, criando leis que obrigue as empresas e o próprio Estado o direito às mulheres a mutabilidade de seus cargos, pois com a valorização das mulheres dentro do mercado de trabalho levara ao empoderamento feminino desmistificando a subserviência da mulher em relação ao homem (Reveja essa ideia e reestruture). Com isso haveria um decréscimo nas taxas de homicídios, pois os homens teriam que aprender que o Estado passou a assegurar os mesmos direitos a homens e mulheres descartando o papel inferiorizado da mulher na sociedade e que a partir do momento que um homem agredisse uma mulher ele não mais seria punido com pagamentos de cestas básicas ou serviços comunitários, mas punidos por uma lei justa e rigorosa. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Cuidado para não fugir do tema)
Por fim (Vírgula) nas escolas devem acrescentar como carga curricular aulas de direitos cívicos e políticos para ensinar aos jovens que são o futuro da nação (Vírgula) que todos têm os mesmos direitos e deveres (Vírgula) desmistificando o sexismo, o misoginismo e o machismo, pois como disse Paulo Freire (Dois pontos) “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. (Proposta limitada)
Comentários do corretor
Observe que há um limite de 30 linhas para o desenvolvimento textual. Reveja a estrutura do texto dssertativo-argumentativo, sobretudo a parte de desenvolvimento e conclusão. Além disso, elabore um projeto para auxiliar no desenvolvimento das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |