Diretrizes de Gênero - Banco de redações


Feminicídio no Brasil: um debate importante sobre a violência contra a mulher

Enviada em: 05/04/2018

Status:

Corrigida
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Ao falarmos (Evite primeira pessoa) de mulher, logo imaginamos a figura forte da mãe (muitas vezes solteira), trabalhadora, guerreira e, além disso, figura de opressão por supostamente ser o “sexo frágil”. Desde o século XIX as mulheres têm saído às ruas do Reino Unido em busca de mais igualdade entre os gêneros (Vírgula) dando assim, (Sem vírgula) início ao tão famoso Movimento Feminista, que não tardou em a chegar ao Brasil, um país (Redundância) cuja sociedade patriarcal ainda vigora até os dias atuais, resultando em violência, preconceito, (Sem vírgula) e feminicídio. (Reestruture as ideias do parágrafo de introdução)

Essa luta por poder (Qual?) está longe de acabar. Em lugares como o sudeste da Ásia, o fogo é a terceira causa mais comum de feminicídio; já no Brasil, muitas mulheres são violentadas por seus companheiros, atuais ou não, na maioria das vezes dentro de suas casas e ainda, em 70% dos casos, na presença dos filhos (geralmente menores de 5 anos), o que coincide com possíveis problemas psicossociais dos pequenos futuramente. Já nos perguntava Renato Russo (Dois pontos) “Que país é esse?”. (Reestruture as ideias desse parágrafo. Apresente fatos que ilustram o seu posicionamento acerca do tema)

Leva-se em conta, (Sem vírgula) que não existe razão para que aconteça violência (Vírgula) muito menos que (Reveja os pronomes relativos) se tenham mortes. A crueldade do agressor parte do princípio patriarcal, onde no qual os padrões são definidos pelas perspectivas do homem egocêntrico, haja em vista as atitudes, (Sem vírgula) tidas como forma de educar e punir. (Reestruture as ideias desse parágrafo)

A pena pode variar entre 12 e 30 anos de prisão e, por mais que a vítima tenha preceito em denunciar, por conta da má qualidade nos atendimentos em Delegacias da Mulher, e por temer a falta de punição, fazê-lo é preciso, e um dos primeiros passos para o combate desse crime desumano (Evite esse tipo de construção). A conscientização por parte de entidades e órgão públicos à população (?) é de extrema importância, (Sem vírgula) e contribui para que os paradigmas de que esta é uma sociedade justa sejam quebrados dia após dia. As escolas também poderiam aderir a parte de conscientização, (Sem vírgula) e promover programas de inclusão àqueles que presenciam a violência e apresentam algum tipo de distúrbio, seja emocional ou mental, abrindo assim, (Sem vírgula) as trilhas para o país ser um lugar melhor. (Reestruture o parágrafo de conclusão. Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reestruture e delimite as ideias apresentadas ao longo do desenvolvimento. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200