É incontrovertível que o feminicídio é um problema em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade hodierna, pois concerne a série de agressões, (Sem vírgula) físicas e psicológicas, que geram a morte da mulher pela simples condição de ser mulher. Essa situação torna-se ainda mais preocupante quando há a percepção do ódio e desprezo (Vírgula) ou até mesmo sentimento de propriedade que as mulheres vêm sofrendo. (Reestruture as ideias do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Dentre os motivos que levaram ao feminicídio (Como assim? Reestruture essa ideia), é indubitável desprezar a convicção de superioridade do sexo masculino em relação ao sexo feminino. De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 15 mil mulheres são assassinadas por dia no Brasil, mesmo com o feminicídio sendo considerado um crime hediondo neste. (Problema na construção de sentindo. Reestruture e apresente os argumentos)
Ainda convém lembrar que o feminicídio é um problema atemporal. O seu conceito surgiu na década de 70, (Sem vírgula) como uma forma de reconhecer e tornar visível a desigualdade e a violência sistemática contra as mulheres, que muitas vezes sofrem tal agressão de seus próprios familiares. (Desenvolvimento limitado)
Como disse o sociólogo Immanuel Kant, (Dois pontos) “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Portanto, é necessário que o Governo Federal invista em um sistema educacional de boa qualidade, para que assim haja a quebra de convicções errôneas de superioridade. Afinal, somos todos iguais perante a lei. (Evite ideia de primeira pessoa no texto. Além disso, desenvolva mais a proposta de intervenção, uma vez que está limitada)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, desenvolva mais as discussões apresentadas no texto, pois estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |